segunda-feira, 7 de março de 2011

Você sente dores no joelho?

O joelho é uma articulação entre o osso da coxa (Fêmur) e um dos ossos da perna (Tíbia) e entre o osso da coxa (Fêmur) e a patela, que é um osso pequeno. Possui ligamentos (ligamento cruzado anterior e ligamento cruzado posterior) que estabilizam a articulação, auxiliados pelos meniscos (lateral e medial) que estabilizam o joelho e amortecem os impactos sobre as cartilagens. Os ligamentos estabilizam a articulação para movimentos anteriores e posteriores e os meniscos para movimentos de um lado para outro.


A dor no joelho pode ser causada por lesões nas estruturas do joelho como as bursites, subluxação, condromalácia, tendinite patelar ou joelho saltador, osteocondrite dissecante, patela bipartida, plica sinovial, lesão do corno anterior do menisco, menisco discóide, distrofia simpático reflexa e lesões do ligamento cruzado anterior, mas pode ser causada também por problemas sistêmicos, ou seja, do organismo como um todo, como no caso das infecções, tumores, doenças ósseas e reumatológicas.


O que é a Plica?

Plica é um tecido remanescente embrionário que separa a bursa suprapatelar da cavidade interna do joelho, persiste na fase adulta em 70% dos humanos.

A plica pode desenvolver dor em pacientes que iniciam atividade física de maneira intensa e com muita solicitação do joelho, que inflama esta membrana. A dor geralmente ocorre na região anterior do joelho, no meio da patela e é desencadeada quando o paciente permanece por longo período sentado com o joelho dobrado ou quando sobe e desce escadas ou rampas.Quando comprimimos a plica há dor e um espessamento na borda medial da patela.

O tratamento é feito com repouso da articulação, diminuição da atividade física e reabilitação com uso de meios físicos que promovam calor, eletroterapia e exercícios de alongamento e fortalecimento específicos. Na maioria dos casos, há uma boa resposta, se isto não ocorrer é indicada a remoção através da artroscopia da plica.


Joelho de Saltador ou Tendinite Patelar

Dor na região anterior do joelho e acontece frequentemente em atividades esportivas com atividades de desaceleração dos saltos e corridas em terrenos irregulares. De qualquer forma, acontece devido à sobrecarga, ao aumento do impacto nos joelhos repetidas vezes.Também pode acontecer em pessoas que apresentam alteração congênita da patela e que favorece o aparecimento da tendinite.

As principais causas são o treino inadequado, ou local de treinamento impróprio para a atividade, alongamento insuficiente e mal alinhamento das extremidades, o joelho varo ou valgo, ou anterversão.Não está relacionado a traumas.

O tratamento com adequação do treino, seu local, alongamentos específicos para os grupos musculares envolvidos, eletroacupuntura e meios físicos melhoram os sintomas com exceção àqueles que apresentam mal alinhamento das extremidades. Nestes casos, podem ser usadas órteses, mas não há resultados animadores; os pacientes precisam ser orientados que estas atividades poderão levar a outras lesões.


O que é Condromalácia da Patela?

A musculatura que extende o joelho (músculos que formam o quadríceps: retofemural, vasto lateral, vasto intermédio e vasto medial), que é o movimento que faz o chute, fica alterada e leva a uma incompatibilidade articular(ela não fica encaixada).

Os sintomas mais comuns são dor na face anterior do joelho(na frente) e “travamento”, mas ao subir e descer escadas ou ficar muito tempo sentado a dor é na face posterior(atrás)do joelho. É frequente ter atrofia (fica mais fina) da coxa (quadríceps) e raramente há inchaço.

O tratamento é conservador. Os exercícios de fortalecimento para a coxa são fundamentais para melhora dos sintomas. Os meios físicos com calor e estímulos elétricos são analgésicos.


Adolescente tem dor no joelho?

Adolescentes podem ter dor e inchaço no joelho, principalmente os meninos esportistas. Os sintomas aumentam com a atividade física e melhoram com o repouso.A causa é a osteocondrose que não se sabe porque acontece.

O tratamento é diminuir as atividades, fazer calor no local, eletroterapia e reabilitação muscular.


Qual é a importância do Menisco do Joelho?

O menisco é uma articulação do joelho que auxilia na estabilidade do mesmo. A ausência do menisco leva a uma alteração no funcionamento do joelho e consequente artrose antes do tempo.

Os sintomas da lesão meniscal são bloqueio ou travamento dos joelhos quando dobra ou extende as pernas associado com dor na linha lateral do joelho.

O tratamento inicial deve sempre ser reabilitador, com meios analgésico e reabilitação muscular.Quando não há melhora com o tratamento de reabilitação adequado, deve ser indicada a cirurgia.


E o famoso Ligamento Cruzado Anterior?

O ligamento cruzado anterior é um ligamento (tipo de cartilagem) que estabiliza o joelho, ele impede que a perna deslize para frente do joelho. O paciente tem muita dor quando anda e o joelho fica instável.

O tratamento da sua lesão é cirúrgico, mas a reabilitação depois da fisioterapia é fundamental para a melhor performance do joelho.

A ruptura do ligamento cruzado posterior é menos frequente e a principal queixa é a dor e não a instabilidade do joelho.

O melhor tratamento será decidido após a avaliação clínica do paciente.Pode ser cirúrgico ou somente de reabilitação.

A lesão do ligamento colateral medial tem tratamento conservador, quando associadas a outras lesões, a conduta depende da experiência do cirurgião..