sábado, 23 de outubro de 2010

Dinsitômetro Ósseo da Discovery

O Corinthians apresentou no Parque São Jorge, o densitômetro ósseo, um aparelho que funciona como uma espécie de “scanner”, capaz de registrar imagens do corpo humano em seis minutos. A avaliação corporal capta informações de massa magra, massa gorda, percentual de gordura, massa óssea e desequilíbrio muscular. Com as informações em mãos, o fisioterapeuta pode dar início a um tratamento preventivo, enquanto o preparador físico tem melhores condições de definir a carga de treinamento.

Essa máquina é fantástica por isso também. Te ajuda realmente a chegar ao teu limite, a saber até onde você pode ir - disse o atacante Ronaldo, em entrevista ao "Jornal Nacional".

O clube paulista é o primeiro do Brasil a adquirir o equipamento, pelo menos entre equipes de futebol. O departamento médico do time profissional do Corinthians conheceu a máquina, que custa entre R$ 280 e 300 mil, por intermédio da equipe médica do clube Rede, de atletismo, que usa o equipamento para monitorar seus atletas, em Presidente Prudente, interior de São Paulo.



O densitômetro ósseo chegou ao Parque São Jorge,e entre os profissionais, apenas Chicão o testou. Segundo o preparador físico Walmir Cruz, o aparelho passará a examinar os atletas gradualmente, e as análises das informações serão utilizadas em um processo a longo prazo.

Vamos começar agora a coletar os dados e, só depois, com mais informações, ela passará realmente a influenciar no trabalho de preparação dos atletas. Ela também será bastante útil para acompanhar o crescimento dos nossos jogadores da base, já que teremos dados precisos da evolução desde 12 ou 14 anos de idade - diz Cruz, ressalvando ainda que, além da parte física, o exame no densitômetro coleta informações para fisioterapeutas e fisiologistas do clube.


       O novo aparelho é testado pela comissão técnica do Corinthians.

Satisfeito com a aquisição corintiana, o Fenômeno faz coro.

É óbvio que, no futebol, com a sequência de jogos que a gente está tendo, é muito difícil eliminar completamente todos os tipos de lesões. Mas com esse equipamento a gente pode diminuir muito o risco de lesão.